Your Ad Here

Thursday, May 26, 2011

Análise SWOT

Qualquer empresa ou organização terá que ter um plano estratégico definido, sendo a análise SWOT um importante instrumento para recolher conteúdo para esse documento. Na verdade, existem muitas organizações sem plano estratégico formal, a sua formalização é o ponto de partida para a definição de objectivos comuns.

O que é então uma análise SWOT?
Há já algumas décadas Michael Porter desenvolveu esta análise como uma ferramenta para auxiliar na elaboração de um plano estratégico, devido à sua simplicidade e ao conteúdo de valor que normalmente retorna, rapidamente foi adoptado pela maioria dos gestores e técnicos.
Esta ferramenta é composta por 4 componentes:
S - Strength que traduzido significa forças: as forças são as vantagens que a nossa entidade tem face ao mercado e/ou concorrentes. As forças devem ser as relevantes, aquilo que realmente distingue esta entidade das restantes, algo que cria valor.
W - Weakness que traduzido significa fraquezas: as fraquezas são normalmente questões que a entidade tem mais dificuldade em lidar face aos concorrentes. Um exemplo: Elevado endividamento, poderá ser uma fraqueza face ao mercado e à concorrência, em sectores onde o endividamento seja necessário, esta empresa terá menor capacidade de endividamento futuro.
O - Opportunities que traduzido significa oportunidades: são as oportunidades existentes num determinado momento, esta avaliação revelerá possíveis caminhos a seguir pela organização. Um exemplo de uma oportunidade poderá ser o investimento num equipamento para fabricar um novo produto.
T - Threats que são as ameaças: neste capítulo existem ameaças constantes dentro de cada indústria e/ou organização. Somente para dar um exemplo, uma alteração de legislação ambiental, poderá para algumas indústrias ser uma ameaça, se para cumprir com a legislação obriga a investimentos avultados. Ou seja o sucesso da empresa será gravemente ameaçado se a conjuntura em que opera se encaminhar de uma determinada forma.

Uma análise SWOT é normalmente um documento não muito extenso, na maioria dos casos, meramente foca os pontos principais, havendo anexos que acompanham este documento onde justifica ou alarga a análise do seu conteúdo. É sem dúvida uma ferramenta indispensável no planeamento estratégico, e algo que todos devem analisar com cuidado.

Como elaborar uma análise SWOT?
Como uma análise SWOT é um resumo de toda a organização, tenho no passado, procurado junto de diversos departamentos dentro da empresa uma SWOT análise da empresa vista numa óptica departamental. Isto tem sido útil, pois a análise SWOT utilizada para elaboração do plano estratégico da empresa e a definição de objectivos estratégicos, será uma versão compilada nas várias ópticas existentes. A entidade ou organização é avaliada em diversas ópticas conforme a área de actuação de cada gestor. Obviamente que o gestor comercial terá uma óptica de mercado e de produto, bastante mais próxima da realidade que o gestor dos aprovisionamentos. É numa análise conjunta de toda a organização que deve constar numa análise SWOT da entidade ou organização.

No comments:

Post a Comment