Your Ad Here

Thursday, November 25, 2010

Gerir

Gerir ou como gerir uma empresa começa num princípio bastante simples e profundo: O que não se consegue medir não se consegue gerir. Tenho visto muitos licenciados e outros esquecerem-se constantemente deste princípio fundamental, e por vezes os resultados que obtém são aleatórios e não controlados ou geridos.
Tomar as melhor decisões, implica ter toda a informação disponível relativamente à mesma devidamente tratada e avaliada. Comprar um equipamento, pressupões um estudo de rentabilidade, infelizmente quando trabalhamos em empresas o investimento terá que ser rentabilizado, não deve existir investimentos que não sejam coerentes com a estratégia da empresa.
A importância de medir algo, leva a entendê-la e conseguir tomar decisões relativamente à mesma. É o princípio da causa e efeito, se sabemos as causas inerentes saberemos o efeito que irá produzir.
Parece simples, mas há muitos que desprezam este conceito pela simplicidade, e aí agem por impulso, conforme as situações vão surgindo, e quando se dá conta encontramo-nos à deriva no meio do oceano sem sentido de direcção.
Há tempos um Director Comercial questionou-me sobre o orçamento anual de vendas, porquê é que devemos de fazê-lo se nunca o conseguimos cumprir? E se numa altura de crise, nem ele saberia o que haveria de colocar?
Achei esta afirmação algo grave, na realidade fiquei preocupado, quando um Director não entende porque deve estabelecer objectivos .... a minha resposta para o mesmo foi uma: Como iremos saber se estamos a atingir os objectivos? Como iremos tomar medidas caso estejamos longe dos atingir?

No comments:

Post a Comment