Your Ad Here

Monday, April 11, 2011

Como criar uma empresa?


Como criar uma empresa? Ora penso que esta questão poderá ser a mais fácil de todas. Criar uma empresa hoje é uma responsabilidade, é fácil abrir empresa, o que torna tudo difícil são elas sobreviverem às constantes crises.
Pensem sempre que ao criarem a vossa empresa ela terá um início, um meio e um fim. O grande segredo disto é começar a empresa, divulgá-la, e ter sucesso com ela, e viver ao máximo esse período e nunca se esquecer que o fim é o futuro, poderá ser obviado ou alterado o objecto, mas infelizmente a realidade é essa. O fim muitas vezes pode nem estar relacionado com má gestão ou questões que poderemos controlar, poderá aparecer algo que torne o nosso produto completamente obsoleto, daí que por vezes para garantir a sobrevivência das empresa no longo prazo as mesmas vão-se reinventando, e muitas vezes acabam por desviar do seu ramo original, e temos diversos exemplos.
Como sou gestor tendo a divagar um pouco sobre estes temas, vou criar uma série de posts sobre criar uma empresa, esperando que com a minha experiência que já vão em quase meia dúzia, muito evitem os erros que cometi e outros que aproveitem o sucesso que consegui.
Na base de qualquer empresa, existe um serviço, um produto, algo que chamemos core business, o nosso objecto, aquilo que nos distingue aquilo que alimenta os nossos esforços.
O erro que por vezes é cometido por comprar empresa que desconhecemos, sempre que vir um negócio à venda, ou você encontra-se actualmente no negócio e consegue valorizá-lo correctamente, ou pode ser seriamente enganado. Se uma pessoa vende um negócio, suspeite das suas razões, certifique-se que o negócio está legalizado, que os volumes que dizem que têm são mesmo reais, ou que os contratos de fornecimento são mesmo um futuro certo, e se o vendedor é particularmente novo, as suspeitas devem ser ainda maiores … Já vi de tudo, por isso avisos muito sérios para quem adquire empresas.
Possivelmente se estaremos a falar de trespasses padarias, livrarias, ou outros estabelecimentos comerciais, os riscos poderão ser menos e mais fácil de medir, e nunca podemos esquecer que nós temos que acrescentar valor ao negócio, as nossas ideias, aquilo em que acreditamos.
Vou fazer uma pequena lista de coisas que temos que analisar antes de colocar a nossa ideia em prática, inclusive alguns custos fixos que irão aparecer e que muitos de nós possivelmente não os consegue identificar neste ponto da ideia:
- Tipo de sociedade, ora vamos ter que escolher que tipo de sociedade iremos querer legalmente constituir, acho que será tema para um posto num futuro próximo;
- Vou necessitar de ter contabilidade organizada ou não, de todas as maneiras vou ter que pagar a um Técnico de Contas para me apoiar nos impostos, contudo tenho algumas dicas que poderei dar para vos ajudar
- Documentos oficiais da empresa, facturas, recibos, etc., tenho uma boa notícia existem softwares grátis e legais que podem utilizar, pelo menos nos primeiros tempos será menos um custo;
- Alvarás: existem actividades que exigem alvarás, será importante verificar se a sua actividade necessita de alvará, e quais as condições para os obter.
- Higiene e Segurança no Trabalho, bem a lei obriga a mais este custo, que poderá até ser maior se se tratar de restaurante ou outras actividades que neste momento têm legislação mais apertada, poderão exigir um conjunto de certificações antes de começarem a facturar
- O nome da empresa, se calhar uma das coisas mais importantes, o logo, e todo o plano de marketing para divulgar os vossos serviços e pordutos, tenho e poderei auxiliar com algumas ideias neste âmbito;
- Plano de negócio: ora aqui está o cerne da questão, por vezes necessitamos de ir ao banco e pedir dinheiro para poder por tudo em prática, para tal é importante ter um documento, bem redigido para que as entidades consigam avaliar tudo o que pretendem executar. Muitas vezes o apoio a um projecto depende de um plano bem feito, e claro de uma apresentação e de sócios que mostrem aquele brilho nos olhos que é possível chegar lá.
- O local, se ainda não pensou nele, ele poderá ser ou não importante, com a internet hoje, nem necessita de ser físico, o espaço poderá até se digital, mas é um assunto que tem que ser devidamente estudado, aliás tudo o que tenho falado será devidamente incluído no plano de negócio.
E continua … criar uma empresa, como disse no início é cada vez mais uma responsabilidade maior, portanto, este primeiro post é só uma apresentação ao tema, teremos muitos assuntos para poder debater sobre criar uma empresa de raiz ou adquirir uma empresa. Estejam à vontade com os comentários tentarei ajudar no que conseguir.

No comments:

Post a Comment