Your Ad Here

Monday, April 18, 2011

O que vai mudar em Portugal com o FMI?

O que vai mudar em Portugal com o FMI deve ser uma questão que quase todos os Portugueses deverão estar a fazer neste momento. Após meses e meses de PECs para evitar esta situação, dizem os entendidos que era inevitável, e muitos indicavam o mês de Abril para esta intervenção a qual infelizmente verificou-se.
Quando um país tem uma moeda que controla, e uma economia autónoma, verdade é que as acções do FMI são mais fáceis e rápidas de implementar. Com a situação actual e com a nossa inclusão no Euro, as medidas monetárias não são opção para melhorar a competitividade da economia. Pois, é um ponto crucial, e preocupante.
Aliás toda a situação que está a ocorrer está a espalhar pânico entre os comandantes políticos da União Europeia, pois o problema se não se estancar por aqui, poderá alastrar a vários países Europeus, como a vizinha Espanha, Bélgica, Itália ... colocando no limite dúvidas sobre o Euro como moeda, ou seja, podemos estar perante medidas históricas para salvar uma moeda que encontra a sua primeira crise, e devido à multiplicidade de interesses existentes a complexidade da solução é tal que a própria União Europeia, encontra-se a seguir a par e passo tudo o que está a ocorrer a nível nacional.
O que vai mudar em Portugal?
  • Infelizmente numa primeira fase todos vamos perder poder de compra ora de forma directa ou indirecta, vamos continuar a perder poder de compra
  • Infelizmente o desemprego irá continuar a aumentar, os grandes elefantes brancos que existem na nossa economia, tipo REFER e outros que continuamente sugam recursos orçamentais, sem os rentabilizar, vai levar a desemprego e as instituições ou se rentabilizam ou se encerram
  • Numa fase posterior, acho que será positivo, pois toda a corrupção que hoje existe a céu aberto terá que obrigatoriamente parar, e responsabilidades irão ser devidamente avaliadas;
  • Coisas boas que poderão ocorrer, dinheiro haverá para continuar a pagar os deveres do Estado, o país poderá retomar uma vida normal, e a prazo voltarmos a ter níveis de crescimento sustentado para pagar a dívida.
  • Os juros que continuamente têm aumentado irão estagnar, pois, o risco inerente já está assumido, o que poderá acalmar um pouco os mercados e colocar este barco na direcção correcta.
De uma forma geral é isto que pode acontecer, mas escrevi uma artigo sobre mais alguns temas sobre o FMI em Portugal que poderá ter mais alguma informação.

No comments:

Post a Comment