Your Ad Here

Wednesday, April 20, 2011

Desenvolvimento de sites de empresas : Qual o objectivo?


Vejo em Portugal muitas empresas com sites para a sua empresa, pagam pequenas fortunas para o desenvolvimento de sites, que por sinal são bem bonitos, mas qual deve ser o objectivo por detrás do desenvolvimento de um site?
Aqui é onde a maioria das pessoas em Portugal, quando digo pessoas, digo empresários, comete o erro de investir numa coisa que desconhecem o seu potencial. Ou melhor desconhecem a forma como explorar o seu potencial. E ao contrário de alguns políticos que pensam que ao colocar computadores avulso nas mãos das pessoas que nos torna numa sociedade mais tecnologicamente evoluída. Penso que é necessário aprender a pescar para poder dar uso à cana, e os sites que vejo, devo dizer que poucos trazem o retorno do seu valor, ou seja, são prejuízos … mas como divulgam a sua imagem e produtos, é aceitável, embora nem queiram saber a usa abrangência.
Não culpo apenas os empresários por este problema, pois considero Portugal dos países do mundo mais atrasados quanto a temas como Internet Marketing, SEO e outros, aliás duvido que a maioria dos comerciais das empresas utilizem os meios digitais para além do simples e-mail, e claro dos chats no msn com os amigos.
Olhem para o vosso site como uma ferramenta, sim a vossa imagem, mas também a vossa cana de pesca que se irá debater num mundo que a todo o segundo cresce de forma exponencial, isto quer dizer, se não tomar medidas, o seu site irá ter cada vez menos potencial comercial, e é para isso que devem ser dirigidos, pois têm um potencial enorme que está sobre aproveitado pelos empresários portugueses.
Vou dar um caso prático de um blog do qual sou autor, que não este que comecei à relativamente pouco tempo, o blog é em Inglês daí que a concorrência é muito maior, pois é uma língua universal e existem milhentos sites a concorrerem entre si pelo tráfego. Este blog está enquadrado num nicho de mercado Internacional relativamente pequeno, onde podemos dar um volume de pessoas que lidam directamente com o assunto inferior a 10 milhões de pessoas. Após alguns meses, e alguma divulgação gratuita, começou a aparecer bem colocado nos motores de busca e a obter visitas regulares e crescentes, hoje 4 meses após o primeiro post tem mais de 3.000 visitas por mês, e os contactos obtidos com trocas de ideias e de assuntos vieram de países como Itália, Paquistão, Israel, África do Sul, Espanha, Portugal, Alemanha, Emiratos Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, etc …. Ou seja, como o assunto era tão específico, até houve um contacto por e-mail de um líder de uma associação Internacional, para além de diversas revistas sobre o tema a quererem utilizar a informação disponibilizada.
Quanto não valerá um esforço idêntico com fins comerciais? O desenvolvimento de sites pelas empresas passou a ser um assunto descorado por muitos, o potencial de contactos e de retornos é enorme, para tal basta que as pessoas/empresários dirijam e conheçam as formas deste novo negócio que foge ao que tradicionalmente sabemos, e não serão os informáticos que irão resolver este problema, como nunca o foram, terão que ser os empresários a olharem para o potencial que podem criar com o desenvolvimento dos seus sites e potenciá-lo de forma a aumentar a sua visibilidade e facturação. E com isto não quero dizer que terá que criar uma loja on-line ou fazer muito mais do que já faz, quero com isto dizer que se calhar o nosso esforço está dirigido no sentido errado e os resultados não aparecem porque ou não são analisados ou porque simplesmente não existe ninguém internamente na instituição que acredite no potencial deste meio como forma de criar negócios.

1 comment:

  1. Tomson,
    Concordo contigo 100% ando nisto há pouco tempo, o potencial dos sites portugueses está muito baixo, muitas empresas criam um site porque todos os outros também têm. Inclusivé existem empresas que nem e-mail divulgam, portanto, quem anda por aí a dizer que tecnologicamente estamos na mó de cima, está enganado.

    ReplyDelete